Desafios e perspectivas: A expansão do ensino superior brasileiro na próxima década

Jul 31, 2019, 10:00 PM – Aug 1, 2019, 1:15 AM

Sao Paulo

C.O.W. Berrini, R. Jaceru, 225, São Paulo, 04705-000

Aonde estamos de fato quanto a educação superior brasileira? O que mudou de fato na educação superior brasileira? Para onde estamos indo? Convidamos nomes de peso para debatermos sobre o mercado universitário brasileiro, que tem passado por transformações de sentido, objetivo, inovação. O público universitário está devidamente preparado para o presente e futuro profissional?

In-person event

Get tickets

About this event

Apesar do crescimento explosivo de universidades privadas no brasil, persiste um volume alto de analfabetismo funcional.

A cada 10 brasileiros, três não conseguem resolver operações básicas que envolvam, por exemplo, o total de uma compra, o cálculo do troco ou valor de prestações sem juros quando vão ao supermercado. Para essas pessoas, muitas tarefas do cotidiano são grandes desafios, dificultando a cidadania crítica e uma vida com autonomia.

Aonde estamos de fato quanto a educação superior brasileira? Aonde estávamos a uma década atrás? O que mudou de fato na educação superior brasileira? Para onde vamos ou estamos indo? O público universitário está devidamente preparado para o presente e futuro profissional? Convidamos nomes de peso para debatermos sobre o mercado universitário brasileiro, que tem passado por transformações profundas de sentido, objetivo, inovação.

Infelizmente, essa não é uma notícia nova.

Pela quarta vez consecutiva, o Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) mostrou que cerca de 30% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são analfabetos funcionais. Realizada pela ONG Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro, com contribuição da Rede Conhecimento Social e parceria com o Ibope Inteligência, a edição de 2018 registra, ao todo, nove anos de estagnação no combate ao analfabetismo funcional brasileiro.

Além do elevado número de analfabetos funcionais, essa situação revela outro quadro preocupante: entre a população considerada funcionalmente alfabetizada, apenas um em cada 10 brasileiros podem ser considerados proficientes e aptos a analisar, por exemplo, gráficos de duas variáveis.

Segundo os dados do Inaf, quanto mais jovem é o grupo populacional analisado, melhores são os índices de alfabetismo, indicando que as gerações mais jovens têm tirado proveito do maior tempo de estudo, enquanto a taxa de analfabetismo funcional é de 53% entre os mais velhos (entre 50 a 64 anos), esse índice cai para 12% entre a juventude (de 15 a 24 anos).

No ensino superior, onde, em tese, todos os estudantes deveriam ter alto nível de alfabetismo para exercer uma vida acadêmica plena, ainda é pequena a proporção dos que atingem a proficiência: apenas 34%. 

Check out what happened

Speakers

  • Oscar Hipólito

    Laureate Education Inc.

    Vice-Presidente Acadêmico

  • Josias Silva

    Professor Universitário

    Diretor Pedagógico na Base2Edu

  • Iana Chan

    PrograMaria

    Fundadora

  • Josiane Tonelotto

    Centro Universitário Belas Artes

    Superintendente

When

When

July 31 – August 1, 2019
10:00 PM – 1:15 AM UTC

Host

  • Bruno Zacharias

    Elephanti

    Fundador

Organizer

  • Luca Albertinazzi

    Startup Grind

    Country Manager Brasil

Partners

Elephanti logo

Elephanti

INOVA TECNOLOGIA logo

INOVA TECNOLOGIA

About Startup Grind

This is Startup Grind. We are the world’s largest startup community.

Our Mission

To give startups everywhere the education and opportunities they need to build, grow, and scale their companies.

Our Values

We believe in making friends, not contacts. We believe in giving first, not taking. We believe in helping others before helping yourself.

Tools & Discounts for Startups

Take advantage of resources and offers provided by organizations we know and love, designed to help you navigate the startup journey.

Global Conference

Our annual flagship event in Silicon Valley brings together thousands of startup teams, investors and organizations from all over the world.

Join the Startup Membership

This membership gives you free access to networking, events, mentorship, office hours, and other exclusive opportunities curated by Startup Grind HQ.